domingo, 1 de abril de 2012

Resenha: Filme - Warrior (2011)

"Soul of a Lion"


Fala pessoal, depois de um mês e pouco ausente, voltei pra postar aqui. Comecei a fazer estagio do meu curso, então até acostumar com a nova rotina, fiquei sem tempo para postar. E minhas colaboradoras do blog, não estão colaborando muito, também estão envolvidas e seus próprios problemas universitários.

Bom a resenha de hoje é sobre o filme chamado Warrior (2011), segue o trailer e a sinopse:


Sinopse: Dois irmãos que seguiram caminhos diferentes na vida se reencontrarão nesse filme sobre o mundo do MMA. Tommy Riordan (Tom Hardy) é um ex-fuzileiro naval que tenta apagar suas memórias do Iraque e vê no seu retorno à sua cidade e no reencontro com o seu pai (Nick Nolte) a chance de um recomeço. Brendan (Joel Edgerton) é um professor de escola pública que passa por problemas financeiros e precisa sustentar a sua família. Logo eles terão que enfrentar todos os seus medos e limites dentro e fora do octógono.


Resumo da Obra: 




O filme conta a historia de uma familia destroçada. Nick Nolte (Poder além da vida, O oléo de lorenzo) interpreta Paddy Conlon, um boxeador aposentado e alcoólatra. Apesar de estar perto dos mil dias sóbrio, ele no passado, tratou tão mal sua família (por conta do alcoolismo) que sua mulher teve que fugir de casa, com seu filho mais novo, Tommy. Seu filho mais velho, Brendan, não participou da fuga, pois estava apaixonado por uma garota, e não queria deixar a cidade. Anos depois a estes eventos, estes três homens voltam a se encontrar, cada um com suas magoas e problemas. 


Tommy e seu pai Paddy.
Tommy é interpretado pelo Tom Hardy (A Origem) que esta com a forma física de um monstro. Comparado com sua atuação no filme Origem, ele esta irreconhecível de tão musculoso. Quem tem duvidas de sua caracterização, como o gigante Bane, no novo filme do Batman, pode dar uma olhadinha em Warrior, e ver que o ator realmente levou a serio a musculação. Seu personagem, é um soldado que acabou de voltar do Iraque, mais que isto, ele é um homem amargurado, que guerreou a vida inteira. Guerra na sua casa, contra seu pai, que era seu treinador de lutas, mas que o decepcionava, por ser alcoólatra. Guerra contra a doença da mãe, a falta de convenio, e o fato de estarem fugindo do pai. E finalmente a guerra no iraque, onde seu melhor amigo, que ele considerava um irmão, morreu em batalha. Tommy fala pouco durante o filme, e passa sempre a impressão de estar carregando um odio dentro de si, que só é liberado, nos ringues. Ele começa o filme, indo a casa do pai, após 14 anos sem se verem, e depois pede para que o mesmo o treine.


Tess e Brendan.
Brendan o irmão mais velho, é interpretado por Joel Edgerton (o Enigma do outro mundo - 2011), em ótima atuação. Brendan é um ex-lutador de MMA, que parou com as lutas, por conta da mulher, Tess (a linda Jennifer Morrison ), que não queria que sua filhas fossem criadas em um ambiente em que o pai sempre voltava machucado pra casa. Ele dá aulas de física no colegial, e tem duas filhas, Emily e Rosie.
Sua filha mais nova teve graves problemas de saúde, e apesar de ter sido curada, os custos do tratamento trouxeram varias dificuldades financeiras pra Brendan. Agora, com a ameça do banco tomar sua casa, ele resolve voltar a lutar, pra conseguir dinheiro e manter seu lar. Este personagem é determinado e muito apegado a sua família, ele não se juntou a mãe e ao irmão, na fuga, pois estava apaixonado por Tess e não queria deixa-la, nesta época ele tinha 16 anos. Guarda rancor do pai, e não o via a muito tempo, apesar de morarem na mesma cidade. Também tem ciumes do irmão, pois sentia que o irmão mais novo era o preferido do seu pai, enquanto ele sempre se sentiu rejeitado. 
Brendan é meu personagem favorito do filme, porque mesmo com dificuldades, ele enfrenta os desafios e não desiste, pois sua família depende dele. 


Nick Nolte como Paddy Conlon.
De qualquer forma, a melhor atuação do filme é do veterano Nick Nolte, seu personagem, Paddy, um homem que agiu mal a vida inteira, por conta da bebida. Com traumas terríveis da época em que foi para a guerra. Que perdeu o amor e respeito da mulher e dos filhos, a ponto de fugirem dele. E que agora, finalmente sóbrio e apegado a religião, percebeu toda a tristeza e traumas que causou aos seus filhos, quer ser perdoado e reconquistar o amor deles, mesmo sentindo que não mereça este perdão. Um homem velho em busca de redenção, provoca vários sentimentos ao espectador, raiva, pena, compaixão. Alcoolismo é uma doença, e o velho Paddy teve uma vida difícil, não é uma pessoa má, porém será que seus filhos vão conseguir deixar as magoas de lado e perdoa-lo ?


Treino de Tommy com seu pai. 
Como pano de fundo, de todo este drama, temos o grande campeonato Sparta, de MMA, organizado pelo milionário J.J. Riley (interpretado pelo diretor do filme Gavin O'connor) onde haverá um premio de 5 milhões de dólares para o vencedor, o maior premio dado em um torneio como este (segundo a historia do filme).




 A historia segue contando o lado dos dois protagonistas, como eles acabam se candidatando ao mesmo evento, seu treinamento, suas motivações... Chega um momento, que cada pessoa que assiste o filme, começa a torcer por um dos personagens, pois os motivos de ambos são justos, os dois sofreram muito, e não se falam a anos. O final do filme é ótimo, literalmente "sangue, suor e lagrimas". 
As sequencias de lutas são muito bem feitas e coreografadas, você não pode piscar o olho, sem perder um lance, um soco, uma reviravolta na luta. É um espetáculo, digno dos amantes de artes marciais e UFC. 
Certas cenas são filmadas do lado de fora da grade do octógono, dando a impressão de que o telespectador está no torneio de verdade, olhando tudo da fileira da frente, envolta do ringue. 


Frank e Brendan. 
Há outros personagens interessantes, como a Tess, mulher do Brendan. E o seu treinador, Frank Campana (Frank Grillo) que toca Bethoven durante o treino, e incentiva os lutadores a serem calmos e controlados. Seu lema é "Soul of a Lion". Porém os únicos adversários que receberam um pouco de atenção na historia, são o Mad Dog, que tem uma rixa pra acertar com Tommy. E o campeão russo Koba, que está lá para botar medo nos adversários, como um obstaculo que ninguém consegue superar (ele me lembrou o Ivan Drago, do Rocky 4).


Conclusão: 


Tess. 
Warrior é um filme excelente, recebeu a merecida nota de 8.3 no Imdb, consegue ser tão bom, quanto clássicos, como os filmes do Rocky. E do mesmo nível de sucessos atuais como O Lutador (2008) e O Vencedor (2010). Só que desta vez, usando o MMA como pano de fundo, para uma história dramática de superação, perdão, amor e laços familiares. Vale a pena ver o filme, mesmo para os que não assistem UFC, e não são muito ligados no mundo das lutas. 
O filme passa a mensagem de que com força de vontade, é possível ultrapassar desafios inimagináveis, mesmo o desafio de perdoar alguém, que te fez sofrer a vida inteira.




Valeu por lerem a resenha, espero que tenham gostado, vou tentar postar pelo menos a cada 15 dias. Preciso postar algo sobre algum livro de RPG, estou com saudades já heheh


Abraço galera \o/ 

4 comentários:

  1. Samedi, suas resenhas são muito completas! Você escreve muito bem!
    Me deu super vontade de assistir! O Vencedor e O Lutador eu gostei bastante! Vou ver se consigo assistir este também... Mas, esta nas locadoras já?

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom, fiquei com vontade de assistir... proxima parada na locadora com o Dani vou pedir pra ele alugar esse =D.. Felipe mesmo fora das locadoras nos dando boas dicas de filmes =D eeee \o/

    ResponderExcluir
  3. Aee valeu gente \o/

    Então Fabi, depois de trabalhar uns anos em locadoras, hj em dia não posso nem passar em frente huahuahua Então to por fora se o filme já está nas locadoras ou não. Era pra estar, já que é do ano passado, mas as vezes atrasa :/

    Pois é Lilian, posso estar passando longe de locadoras hj em dia, mas continuo adorando filmes huhuh

    ResponderExcluir
  4. Finalmente assisti este filme, e devo dizer que eu adorei =D /lala

    ResponderExcluir